Operação resgata 8 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em Novo Gama

Uma operação resgatou oito trabalhadores que eram submetidos a condições análogas à escravidão em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. Eles prestavam serviço em uma fazenda cortando eucaliptos que seriam usados para produção de carvão vegetal. Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), eles não tinham treinamento nem vestes apropriadas, trabalhavam sem banheiro e com pouca água para beber e eram alojados em uma casa ao lado de um chiqueiro.

Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A operação do Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi coordenada por auditores fiscais do trabalho e teve início na última quarta-feira (29).

O trabalho só terminou na segunda-feira (3), quando dois homens, sendo um dono da fazenda e um empregador, foram notificados a retirar os trabalhadores do alojamento imediatamente e também a formalizar os vínculos empregatícios, além de pagar todas as verbas trabalhistas devidas.

Até a última atualização desta reportagem, o g1 não havia obtido contato com as defesas dos suspeitos de envolvimento para que se posicionem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *